Dente de leite tem raiz??
Pode fazer tratamento de canal em dente de leite??
Precisa mesmo fazer??
SIM, SIM e SIM!!!!!! ??????
.
Os dentes decíduos (dentes de leite) possuem a estrutura anatômica muito similar aos dentes permanentes, contendo uma coroa e raiz. É comum achar que não possuem raiz, pois quando esfoliam (caem), durante a troca da dentição, a raiz do resíduo é reabsorvida pelo permanente, deixando apenas a coroa ?
.
Quando uma cárie fica muito extensa, e atinge a polpa do dente (estrutura interna que irriga o dente com sangue e nervos, dando “vida” ao dente) é necessário realizar o tratamento endodontico (tratamento e canal) para que esse dente não seja perdido ?
.
É necessário realizar esse procedimento para que o dente decíduo não seja perdido precocemente, podendo gerar um falta de espaço para o dente permanente sucessor que irá irromper (nascer) no seu lugar. Além disso, a infecção da polpa, pode atingir o dente permanente sucessor, e causar uma anomalia de cor, de forma, entre outras ?
.
É recomendado levar as crianças no Odontopediatra a cada 6 meses, para realizar procedimentos preventivos, como limpezas, aplicações de flúor e um bom exame clínico. Porém, caso ela sinta dor em algum dente, é necessário realizar uma radiografia e investigar o possível diagnóstico da cárie estar em contato com a polpa, e a necessidade do tratamento endodontico ?
.